Promotora de Justiça do Amazonas morre após se afogar no litoral da Bahia
Foto: Reprodução
Por Diário do Baiano
Integrante do Ministério Público do Amazonas estava em Praia do Forte quando entrou no mar acompanhada de uma amiga, que foi resgatada com vida.
A promotora de Justiça Marlinda Maria Dutra de Oliveira, de 58 anos, morreu após se afogar na tarde desta quarta-feira (19), na Praia do Papa Gente, em Praia do Forte, distrito de Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia.
Marlinda integrava o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e era titular da 41ª Promotoria de Justiça Especializada em Fazenda Pública, em Manaus. Ela estava na Bahia para participar do 3º Congresso CONAMP Mulher, evento nacional voltado à atuação das mulheres no Ministério Público.
Amiga foi resgatada com vida
No momento do afogamento, a promotora estava no mar acompanhada de uma amiga. Informações divulgadas sobre a ocorrência indicam que as duas estavam em uma área após os corais, onde há forte movimentação das ondas e correnteza de retorno.
Salva-vidas que atuavam nas proximidades perceberam a situação e iniciaram o socorro. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram mobilizadas, e os primeiros atendimentos ocorreram ainda na faixa de areia.
Marlinda não resistiu. A outra mulher foi resgatada com vida e encaminhada para atendimento hospitalar em Salvador, com apoio de uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).
Ministério Público lamenta morte
O Ministério Público do Amazonas lamentou a morte da promotora e destacou sua trajetória de dedicação ao serviço público, à defesa da sociedade e à instituição. Entidades representativas do Ministério Público também divulgaram manifestação de pesar.
As circunstâncias do afogamento deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. O corpo da promotora será trasladado para Manaus.

Buscas chegam ao fim após corpo de jovem ser localizado em Vilas do Atlântico
Buscas por jovem desaparecido no mar são ampliadas e chegam ao litoral de Camaçari
Mar agitado muda operação de busca por jovem desaparecido em Vilas do Atlântico
Pedreiro morre eletrocutado em condomínio ao mexer em fio de alta tensão
Adolescente desaparece no mar e mobiliza buscas em Vilas do Atlântico