Salvador recebe maior congresso de oftalmologia da América Latina
Foto: Divulgação
A capital baiana se prepara para receber, de 9 a 12 de setembro, o maior congresso de oftalmologia da América Latina, o CBO 2026, no Centro de Convenções de Salvador.
Assuntos como o uso da IA na medicina, prevenção da miopia e erros refrativos, impactos negativos do consumo de álcool e bebidas adulteradas na visão, também serão destaques durante o Congresso.
A Bahia tem quase 2 mil pessoas na fila por transplante de córnea, esses também serão discutidos no 70º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO 2026) e apontam espera média de 370 dias e recorde de 17.790 cirurgias em 2025
Enquanto, um número expõe a urgência do tema: 1.983 pessoas aguardam, neste mês, por um transplante de córnea na Bahia. O dado integra o panorama divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) durante o 70º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO 2026), no Centro de Convenções de Salvador.
O cenário baiano espelha um paradoxo nacional. Atualmente, 37.719 pessoas estão na fila por transplante de córnea em todo o Brasil, em dezembro de 2025, eram 32.639, um aumento de 24% em apenas seis meses. Apesar disso, o país nunca realizou tantos procedimentos: em 2025, foram 17.790 cirurgias, um marco histórico.
Mesmo operando próximo à autossuficiência teórica para seu fluxo anual, a lista de espera ativa continua crescendo, reflexo do ritmo rápido de novas indicações médicas e do passivo acumulado ao longo dos anos. Como consequência, uma pessoa que aguarda um transplante de córnea no Brasil leva, em média, 370 dias para realizar a cirurgia, mais que o dobro dos 174 dias registrados há dez anos, segundo comparação do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) entre 2015 e 2024.
O CBO aponta múltiplas causas: a falta de reajustes nos valores pagos pelos procedimentos, o impacto da pandemia de covid-19 (que represou pacientes entre 2020 e 2023), os custos dos bancos de olhos frente a insumos cotados em dólar e o incremento de exigências nas fases de produção e processamento da córnea. Na Bahia, a estrutura estadual, com o Banco de Olhos da Bahia, entidade pública sem fins lucrativos, e centros transplantadores em Salvador e Vitória da Conquista, enfrenta esses mesos desafios para manter a captação e reduzir a espera.
O CBO 2026, acontece no Centro de Convenções de Salvador de 09 até 12 de setembro : dia 09 de 13h30 até 17hs e 10 e 11 de 08h até 17hs e sábado dia 12 de 08h30 até 14hs

Linha especial de ônibus facilita acesso de estudantes ao Mega Aulão do Enem
Linhas de ônibus mudarão de plataforma na Lapa após adiamento de obras
Novo limite para embarcações muda a rotina de banhistas no Porto da Barra
Manutenção da Coelba prevê seis horas sem energia em quatro bairros de Salvador
Manutenção na rede elétrica pode deixar imóveis sem energia em 12 bairros
Nova identidade ganha reforço de atendimento em três bairros de Salvador