Quaest mostra disputa apertada entre Lula e Flávio Bolsonaro na corrida presidencial
Crédito: Divulgação
Por Diário do Baiano
Levantamento divulgado nesta segunda-feira aponta diferença de quatro pontos no primeiro turno e empate técnico em eventual segundo turno
Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (21) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 37% das intenções de voto para presidente da República, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 33%.
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão no limite do empate técnico no cenário de primeiro turno.
Augusto Cury (Avante) aparece com 6%, seguido por Ronaldo Caiado (PSD), com 4%, e Renan Santos (Missão), com 3%. Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP) registram 1% cada. Os demais candidatos incluídos no levantamento não pontuaram nesse cenário.
Os entrevistados que declararam voto branco, nulo ou que não pretendem votar representam 7%. Outros 8% estão indecisos.
Segundo turno apresenta empate técnico
Na simulação de segundo turno entre os dois candidatos mais bem posicionados, Flávio Bolsonaro registra 42% e Lula, 41%.
A diferença de um ponto percentual está dentro da margem de erro do levantamento, caracterizando empate técnico.
Na rodada anterior da Quaest, divulgada em 14 de setembro, Lula aparecia com 36% e Flávio Bolsonaro com 31% no primeiro turno. No levantamento desta segunda, Lula oscilou um ponto percentual para cima e Flávio, dois pontos.
Pesquisa ouviu eleitores em todo o país
A Quaest entrevistou presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 17 e 20 de setembro.
A margem de erro informada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento foi contratado pelo Grupo Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06004/2026.
A Justiça Eleitoral exige o registro das pesquisas eleitorais destinadas à divulgação pública. O registro no TSE não representa controle prévio nem validação dos resultados apresentados pelo instituto.
Pesquisas eleitorais retratam as respostas dos entrevistados durante o período da coleta e não constituem previsão do resultado das eleições.

Nova pesquisa aponta ACM Neto com 51,3% e Jerônimo com 43,6% na Bahia
ESPECIAL | Disputas pelo Planalto e Governo da Bahia se definem daqui a dois domingos
Jerônimo e ACM Neto aparecem separados por apenas um ponto em nova pesquisa na Bahia
Diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro cai para três pontos em nova pesquisa Datafolha
ESPECIAL | O poder de uma escolha: o que está em jogo quando o eleitor aperta “confirma”
Quarta-feira começa com atos, viagens e entrevistas na agenda dos candidatos à Presidência