Trancoso, Porto Seguro: baleia encontrada encalhada
A equipe de fiscalização, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro, foi acionada para avaliar a situação de uma baleia, encalhada na Praia do Espelho, na última semana.
A área foi isolada e o Instituto Jubarte chamado para acompanhar os procedimentos. Não foi possível constatar a espécie do animal. Conforme a gestão, tinham ossos bastante esponjosos, características de mamífero juvenil, medindo 5 metros e 65 centímetros. Os técnicos avaliaram que se tratava de uma espécie maior que a minke, possivelmente, trata-se de uma baleia-fin, que nunca havia encalhado na região.
O estágio de decomposição não favoreceu o diagnóstico da causa do óbito, os órgãos internos estavam bastante enfisematosos, dificultando a leitura. De acordo com exame externo, o animal estava passando por um processo convalescente crônico, devido às mordeduras de tubarão-charuto e tinha emagrecimento aparente.
Após a coleta do material, o animal foi enterrado em área acima do preamar, com o apoio de servidores municipais da Secretaria de Serviços Públicos e da Administração Distrital de Trancoso.