13 de outubro de 2025 - 4:36 PM

Câmara de Salvador autoriza empréstimo para renovação da frota de ônibus do transporte complementar

 Câmara de Salvador autoriza empréstimo para renovação da frota de ônibus do transporte complementar
#Compartilhe

A Câmara Municipal de Salvador autorizou nesta quarta-feira (1º) à Prefeitura a contratar um empréstimo de R$ 95 milhões junto à Caixa Econômica Federal. A proposta teve aprovação de ampla maioria da Casa, com apenas um voto contrário.

Os recursos serão destinados à aquisição de ônibus EURO VI para o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC), que atualmente conta com 185 veículos e transporta cerca de 60 mil passageiros por dia, número abaixo do registrado em anos anteriores, quando o sistema atendia cerca de 100 mil pessoas diariamente.

De acordo com a proposta, o valor do empréstimo, garantido pela União, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e deverá ser usado exclusivamente para a compra da nova frota, não podendo ser destinado a outras finalidades, exceto para orçamentos ou créditos adicionais relacionados à amortização e pagamento de encargos do financiamento.

O presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), destacou a importância da medida para a melhoria do transporte público da cidade. “Quero dizer aos profissionais do transporte que a Câmara Municipal de Salvador hoje realiza um sonho para vocês. Se estamos fazendo nossa parte, a partir de agora será difícil não melhorar o sistema. O povo de Salvador não aguenta mais um transporte público tão ruim e caro como tem”, afirmou Muniz.

O projeto recebeu aprovação quase unânime, com apenas um voto contrário, do vereador Hamilton Assis (PSOL), que justificou a posição dizendo ser favorável à implementação da tarifa zero em Salvador.